A compra e venda de um carro ou moto pode parecer simples, mas se o devido cuidado não for tomado em relação à vistoria cautelar, você terá sérias dores de cabeça. Caso você opte por fazer a sua vistoria cautelar em Guarulhos na Visão Total, saiba que terá profissionais qualificados ao seu lado.

 

Já ouviu falar sobre vistoria cautelar? Quer fazer a venda do seu veículo e foi pego de surpresa por esse termo? Quer saber mais a respeito desse processo? A Visão Total irá sanar as suas dúvidas e nessa publicação te mostraremos as vantagens de nos procurar para fazer a sua vistoria cautelar em Guarulhos.

Muitas vezes a aquisição de um veículo novo parece ser a única opção, mas se levarmos em conta o preço, a compra de um zero quilômetro fica menos atrativa. Por isso, quando nos deparamos com um seminovo, um bom trabalho de vistoria veicular pode garantir que o seu investimento em um automóvel usado valha tanto a pena quanto investir em um novo.

A vistoria garante a qualidade e originalidade de tudo que compõe o veículo que você está adquirindo ou vendendo e contribui para o fim das fraudes veiculares no Brasil.

Vistoria cautelar e vistoria de transferência: você quer saber a diferença? Temos um outro artigo que fala a respeito do laudo para transferência. Para ler é só clicar aqui!

Primeiramente, o que é uma vistoria veicular?

Ao vender um carro, moto ou caminhão que seja usado, os documentos precisarão ser alterados para o novo proprietário para que o registro correto seja feito em seu nome.

O processo de vistoria é previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro e irá gerar um documento que comprova as condições do veículo – chamado de laudo veicular.

A vistoria veicular serve para confirmar que o automóvel que está sendo vendido está bem conservado e seguro para o uso do novo dono. O processo de vistoria também assegura a originalidade dos documentos e das peças do veículo.

Multas e débitos, alterações na estrutura original do veículo, adulterações em numeração de chassi, numeração de motor, histórico de roubo, acidente ou sinistro veicular estarão documentados no laudo gerado no serviço de vistoria.

Antigamente, existia a possibilidade de fazer o procedimento no Detran, mas hoje em dia ele é feito em empresas credenciadas, como a Visão Total – Guarulhos.

Quer contratar os serviços da Visão Total para os seus clientes? Entre em contato!

Se você procurar por vistoria cautelar em Guarulhos, é bom ficar ciente de que existem diferentes tipos de vistoria veicular e ver qual se encaixa melhor na sua necessidade.

Que outros tipos de vistoria existem além de vistoria cautelar? O que os diferencia?

Como dito anteriormente, existe mais de um tipo de vistoria veicular e cada categoria possui finalidades diferentes. Qual você deve fazer irá depender do que você precisa para fazer a venda do seu veículo. São quatro tipos: vistoria em trânsito, vistoria de transferência, vistoria prévia e vistoria cautelar. Leia mais sobre eles abaixo:

Vistoria prévia

A vistoria veicular prévia se faz necessária quando no você contrata os serviços de alguma seguradora para o seu carro. A vistoria prévia registra como está a condição do carro, moto ou caminhão e a sua regularidade. Tudo deve estar de acordo com as regras estabelecidas pela seguradora no momento da contratação.

Nesse tipo de vistoria, a empresa que está prestando serviço terá um documento que assegura que o veículo não possui irregularidades ou qualquer outra coisa que possa gerar problemas na relação com o dono.

É importante lembrar que se você for trocar de empresa que faz o seguro ou se você for fazer a renovação do seguro contratado, será preciso fazer novamente a vistoria prévia.

Vistoria em trânsito

Você está fora da área de jurisdição do seu veículo? Não se preocupe, ainda tem jeito de fazer a vistoria.

Basta procurar o GARE – Guia de Arrecadação Estadual da região em que você se encontra e o seu carro deverá ser levado para o pátio do Detran ou alguma empresa autorizada. Será pago uma taxa e você deverá apresentar uma cópia simples do Certificado de Registro de Veículo, (o CRV).

Vistoria veicular de transferência

É um dos serviços solicitados mais comuns quando o assunto é vistoria. Caso exista a possibilidade de transferência de posse de um veículo por motivos de venda ou similar, e até em casos de mudanças na documentação original em razão de mudança de região.

Caso você queira saber mais sobre o processo, possuímos um artigo onde explicamos todo o processo e o que é necessário para fazê-lo: Por que devo fazer a vistoria de transferência (ECV) do meu veículo na Visão Total Guarulhos?

Vistoria cautelar

Se um vendedor particular, uma revendedora ou concessionária colocar um automóvel (seja um carro, uma moto ou um caminhão) à venda, ele precisa passar pela vistoria cautelar.

Esse tipo de vistoria faz uma avaliação minuciosa do estado geral do veículo com o objetivo de identificar irregularidades e a sua procedência. Os dados coletados são comparados em uma consulta na Base de Índice Nacional – a BIN.

É justamente sobre a vistoria cautelar que nós vamos nos aprofundar nesse conteúdo.

Qual é a função da vistoria cautelar?

Também conhecida como perícia cautelar, o processo é requerido no processo de venda para garantir para a pessoa que está comprando que ela não está adquirindo um carro que já foi batido, está com peças adulteradas ou é fruto de roubo ou fraude.

E esse tipo de problema é mais comum do que você e outros compradores e vendedores podem imaginar. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), aproximadamente 4 em cada 100 veículos são adulterados. É um número alto, se levarmos em consideração que existem mais de 44 milhões de automóveis andando pelas ruas e estradas do Brasil.

Fazer esse procedimento é uma medida preventiva e assegura que o seu automóvel não será recusado por seguradoras e outras prestadoras de serviço no futuro, evitando problemas financeiros. Logo, por que não entrar em contato conosco e fazer a sua vistoria cautelar em Guarulhos?

Vistoria cautelar em Guarulhos

A Visão Total – Guarulhos é uma das empresas autorizadas (ECV) pelo Detran para prestar serviços de vistoria veicular. Para fazer a sua vistoria cautelar, dirija—se com o seu veículo para a nossa unidade, que fica no Jardim Aliança, em Guarulhos.

O serviço também pode ser agendado através do nosso número telefônico – (11) 2536-7094 ou mandando uma mensagem no WhatsApp da Visão Total.

Ao optar por nossos serviços de vistoria cautelar, você tem a certeza de que todo o processo será mais fácil.

Visão Total – Vistoria Veicular

Nós prestamos serviços como vistoria cautelar, vistoria de transporte, laudo para transferência de veículo, vistoria para segunda via de Certificado de Registro de Veículo (CRV) e fazemos tratamento químico em numerações de identificação do Chassi, do motor e do câmbio.

Diferenciais de fazer a sua vistoria com a Visão Total

Somos a ECV com o menor preço da região de Guarulhos e podemos te garantir a qualidade dos nossos serviços!

Tradição e Experiência

Estamos atuando há mais de 15 anos no mercado de vistorias veiculares. Oferecemos muita experiência e uma equipe altamente qualificada para realização da vistoria do seu carro, moto ou caminhão.

Laudo cautelar feito em domicílio

O serviço de vistoria cautelar pode ser efetuado diretamente em seu endereço! Nós somos a única rede que atende em domicílio dentro do setor. Nossa preocupação é te oferecer comodidade para que você possa resolver todas as suas tarefas sem perder o seu precioso tempo.

Tecnologia e segurança

A nossa equipe utiliza bases de dados que são constantemente atualizadas com milhares de novos registros. Esse trabalho é o que nos permite ter mais informações a respeito dos veículos que circulam por aí, inclusive o seu. Assim, podemos realizar um serviço cada vez melhor para nossos clientes. A excelência é um dos pilares que sustenta a Visão Total.

Vistoria cautelar em Guarulhos é na Visão Total! Não perca tempo e agende o seu horário agora!

Por que eu devo fazer a vistoria cautelar? Ela é obrigatória?

Quando você quiser fazer a venda do seu veículo através de uma concessionária, revendedora ou vendedor particular, pode ocorrer de existir alguns itens desregulares em relação às normas definidas pelo Departamento Nacional de Trânsito. E como a vistoria cautelar resolve isso? Através de uma detalhada conferência dos itens obrigatórios e comparativo com a BIN.

E não se engane, a perícia cautelar é um procedimento obrigatório em todo o território brasileiro. O serviço é a garantia do comprador de que o seu carro está em condições perfeitas.

Uma das maneiras que a vistoria cautelar ajuda a diminuir o número de roubo e furto de veículos é através do laudo gerado. Ao comprovar a originalidade do automóvel e de todas as suas partes, o comércio ilegal de peças e afins sem bom histórico fica sem fôlego no mercado.

O laudo cautelar é o que torna legítimo para o comprador o valor do automóvel. É o laudo que comprova a qualidade do bem que está sendo adquirido. Ela agrega valor à sua venda.

Quando for solicitar sua vistoria cautelar em Guarulhos pela Visão Total, exija e confira o laudo ao final do procedimento!

O que a vistoria cautelar confere?

Na análise que faremos no seu veículo, iremos conferir a originalidade de itens como:

– O Chassi do carro;

– Numeração do Motor;

– Câmbio;

– Vidros dianteiros, traseiros e demais;

– Adesivos e etiquetas de identificação.

Já em outros itens, será analisado se houveram reparações ou mudanças estruturais:

– Placas da frente e de trás;

– Pintura de todo o veículo;

– Faróis dianteiros e traseiros e outras luzes;

– Limpadores de para-brisa;

– Escapamento do automóvel;

– Velocímetro;

– Hodômetro;

– Suspensão;

– Estado de todos os pneus;

– Itens de segurança e equipamentos obrigatórios.

Caso o seu veículo seja aprovado, todos os itens aqui descritos e outros mais estarão presentes na papelada gerada após a vistoria cautelar. O descumprimento das normas relacionadas ou a presença de qualquer irregularidade em algum dos itens resultará na reprovação do seu veículo.

Fui reprovado na vistoria, o que devo fazer?

Primeiro é preciso deixar claro quais são alguns dos fatores mais comuns que são motivo de reprovação na vistoria:

Chassi com problemas na numeração

O chassi é o número de identificação do seu carro, moto ou caminhão. A numeração do chassi é formada por diferentes números e letras, e cada uma delas contém uma informação distinta sobre o veículo, como região de origem, qual a montadora e outras mais.  Caso isso aconteça, você deverá ter o chassi remarcado, um processo deve ser autorizado pelo Detran – Departamento Nacional de Trânsito.

Documentação atrasada, multas e outras taxas

Na vistoria cautelar, a pesquisa sobre a documentação veicular é feita e todo o histórico é puxado. Casos de acidente, roubo e sinistro do veículo estarão presentes. Uma das coisas que pode invalidar a venda é a presença de multas que não foram pagas, licenciamento veicular atrasado e outros encargos e taxas que não estiverem em dia. Os débitos pendentes deverão ser pagos para dar continuidade ao processo.

Mudanças irregulares na estrutura física do veículo

Se o seu veículo possuir mudanças na estrutura como rebaixamento, faróis personalizados e adesivos customizados que estão em desacordo com o padrão permitido, os itens estarão presentes no laudo. Dependendo de quais itens e do que foi modificado, o automóvel será reprovado e precisará se adequar às normas.

Para se informar corretamente sobre quais itens podem fazer com que o seu carro ou moto seja reprovado, entre em contato com a Visão Total – Guarulhos. Nós iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o processo de vistoria. Mande uma mensagem em nosso WhatsApp ou ligue para o nosso telefone: (11) 2536-7094.

Onde fazer vistoria cautelar em Guarulhos? Como eu posso agendar o serviço?

A Visão Total – Vistoria Veicular está localizada na Rua Miguel Biondi, 380, no bairro do Jardim Aliança – CEP 07060-080. Fazemos divisa com a Av. Júlio Prestes, próximos ao Parque Municipal José Hetterfleisch.

E muito além disso, não se esqueça que nós prestamos serviços em domicílio! A vistoria do seu carro, moto ou caminhão fica muito mais fácil para você dessa forma. Somos a única rede do setor que presta esse tipo de serviço. É mais comodidade para você fazer a venda do seu carro de forma ágil e segura.

Você pode contratar os nossos serviços de vistoria a partir de R$ 99,90.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h até as 14h. Para fazer o agendamento, basta entrar em contato através de algum dos nossos canais:

E-mail:

contato@vistoriaguarulhos.com.br

Adicione o nosso número de Whatsapp

(11) 2536-7094

Documentos para levar no dia da vistoria cautelar

Todos os documentos abaixo precisam ser apresentados na hora de fazer a perícia cautelar pelo dono do veículo ou representante:

– Certificado de Registro do Veículo (CRV);

– Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);

– Carteira Nacional de Habilitação do Condutor (CNH);

– Documentos de identificação do dono do automóvel, como RG ou CPF.

A título de curiosidade: nos casos de vistoria prévia, há a necessidade de levar os dados da seguradora que irá prestar o serviço, do corretor envolvido e os documentos relacionados a contratação do seguro.

A vistoria cautelar pode ser feita por alguém que não seja o dono do automóvel. Basta que qualquer pessoa autorizada pelo proprietário esteja com os documentos listados e realize o procedimento. O representante deve ser um motorista habilitado, não esqueça.

Leia também: Por que eu devo fazer a vistoria de transferência do meu veículo na Visão Total?

Quais os benefícios de se fazer a vistoria cautelar?

Sabe quais as vantagens que você tem ao ter o laudo cautelar do seu carro? Ele garante que o comprador não seja enganado e gaste o seu dinheiro com algo que não esperava; valoriza a venda; contribui para a redução de roubos e furtos, além das fraudes; protege o processo da venda ao documentar o estado do veículo no momento em que ele está sendo entregue ao comprador.

Laudo de vistoria cautelar – o que é?

O laudo cautelar é o documento gerado após o processo de vistoria e faz o registro de todas as informações coletadas. Ele é um relatório completo sobre o estado físico e sobre a documentação do carro (ou outro tipo), dizendo se o veículo foi aprovado ou reprovado na vistoria. Todos aqueles itens que foram descritos anteriormente neste texto estarão nele.

Dentro dele também estará presente o número de acidentes de trânsito em que o veículo fez parte, quantas vezes foi roubado, leiloado e se há bloqueios judiciais.

A existência do laudo é o que permite que o carro circule sem que o novo proprietário ou quem estiver usando o seu veículo tenham problemas com a lei.

E a validade do laudo? Onde ele vale?

De acordo com dados do Detran, o documento entregue por nossa empresa terá a validade de 30 até 60 dias. Após o tempo ter expirado, será preciso gerar um novo laudo cautelar.

“Se eu fizer a vistoria em Garulhos, poderei usar o laudo que me derem em outras cidades ou preciso tirar um novo?” Não se preocupe, o laudo veicular gerado na Visão Total poderá ser usado em qualquer outro município, mas apenas dentro do estado de São Paulo.

Entenda as diferenças entre vistoria e inspeção veicular

Apesar dos nomes causarem confusão à primeira vista, são procedimentos bem diferentes. A maior diferença nos dois serviços está no objetivo e na execução da avaliação.

A vistoria, seja ela do tipo que for, é feita apenas baseada em checagem visual dos itens, documentação e consulta na Base de Índice Nacional.

A inspeção veicular visa avaliar as características práticas do carro de forma mais técnica, utilizando equipamentos para realizar a verificação dos itens. As regras do que deve ser checado na inspeção veicular são definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (o CONTRAN) e pelo Conselho nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

O profissional responsável pela inspeção deve possuir um CREA – o registro no Conselho Regional de Engenharia, e o laudo gerado pela inspeção veicular contém muito mais informações.

Dúvidas comuns sobre a vistoria cautelar

Qual a diferença entre vistoria cautelar e vistoria prévia?

A vistoria cautelar evita fraudes na hora da compra, diferentemente da vistoria prévia, que tem o propósito de formalizar a contratação de um serviço de seguro automotivo.

Fui reprovado. O prazo para regularizar a situação é o mesmo de quem foi aprovado?

Não! Caso o seu veículo tenha sido reprovado na vistoria cautelar, ele possui 30 dias para ser regularizado pelo dono e ser levado até a Visão Total.

A parte mecânica do automóvel será checada?

A vistoria cautelar faz apenas identificação visual dos itens obrigatórios e não faz a análise da parte mecânica.

Quanto tempo demora o procedimento?

Isso dependerá de cada caso, mas quanto mais itens estiverem em ordem, mais rápido será o processo.

A Visão Total irá me dizer o que é necessário regularizar?

Sim! Após a vistoria ser feita, caso existam regularidades no seu veículo, iremos apresentá-las ao proprietário e dar as devidas sugestões e orientações para que os itens sejam corrigidos.

Valorizar a venda do seu veículo é algo que agora parece simples, né? Agora que você já sabe o que é preciso para realizar a sua vistoria, você pode contar com os nossos serviços de vistoria cautelar e de transferência. Nossa equipe é formada por profissionais experientes e iremos te atender com muito prazer.

Não deixe para amanhã, marque agora sua vistoria na Visão Total.

Visão Total – Vistoria veicular

contato@vistoriaguarulhos.com.br

– Laudo para Transferência;

– Vistoria Cautelar;

– Vistoria Veicular para avaliação de venda;

– Vistoria para 2ª Via de CRV;

– Revitalização de numeração de chassis e motor.

+55 11 2536-7094

Agende pelo Whatsapp

Clique aqui e veja no mapa como chegar na Visão Total – Vistoria Veicular