Entenda mais sobre o procedimento obrigatório pelo Detran de Guarulhos para tornar oficial a transferência da posse do seu automóvel. Antes de ir ao cartório e assinar o Documento Único de Transferência (DUT) faça o seu laudo veicular na Visão Total Guarulhos! Clique aqui e saiba como chegar.

Você sabe o que é a vistoria de transferência? Tem dúvidas sobre o processo necessário para validar a transferência do seu carro? Não sabe para que serve? Então continue lendo, pois nessa publicação nós iremos acabar com todas as suas dúvidas!

O Brasil conta hoje com 44,8 milhões de automóveis circulando nas ruas do país e esse é um número que cresce mais a cada ano, o que reflete diretamente no número de compra de veículos usados pela população.

Vai comprar um veículo usado? Saiba a importância da vistoria cautelar.

Caso você queira vender ou comprar um veículo seminovo ou usado, não se esqueça de que é necessário realizar a vistoria de transferência. É dessa forma que os documentos poderão ser alterados e transferidos para o novo proprietário do veículo. Esse processo dará origem a um documento – chamado de laudo veicular, que validará se as condições da transferência do carro, moto ou caminhão estão de acordo.

A Visão Total – Guarulhos é certificada pelo Detran para realizar o seu laudo de transferência veicular.

Vistorias e a validação de dados do automóvel

O procedimento de vistoria de transferência irá conferir toda a documentação do veículo e o seu estado: se ele ainda possui as mesmas propriedades de fábrica, se todos os itens obrigatórios por lei estão de acordo, se há a presença de possíveis problemas para o novo dono e também dirá se o veículo está em boas condições para a transação acontecer. Dessa forma, a possibilidade de fraude, furto ou roubos é diminuída drasticamente.

Você deve fazer a vistoria veicular em empresas autorizados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran) – conhecidas como ECVs. A Visão Total – Guarulhos é uma empresa autorizada e oferece atendimento de qualidade para você e o seu veículo.

Além disso, ao optar pela Visão Total – Guarulhos, você pode contar com o nosso serviço de vistoria remota. Podemos ir até a concessionária ou loja de veículos e realizaremos a vistoria no local.
É lojista e quer solicitar o serviço da Visão Total para os seus clientes? Clique aqui!

Qual a função da vistoria de transferência? O que ela faz?

A vistoria irá assegurar que todos os itens obrigatórios pré-estabelecidos por lei estejam em dia e que o automóvel apresente boas condições de uso para o novo proprietário não ter problemas após a compra.

Ela checará a veracidade dos papéis de posse do veículo, as condições físicas e a situação atual da documentação. Se tudo estiver correto, o processo não deve demorar ou apresentar problemas. É importante ressaltar que todos os documentos relativos ao veículo serão vistoriados, assim como a situação da habilitação de motorista do proprietário, números de chassi e motor.

Por que eu devo fazer a vistoria do meu veículo? Ela é uma medida obrigatória em Guarulhos?

Na hora de vender ou regularizar um veículo (ou de licenciar os que possuem mais de 5 anos), é possível que alguns itens estejam em desacordo com as normas padrões do Detran e isso pode passar batido em uma análise comum feita por mecânicos e afins, mesmo os que são de maior confiança.

Diferentemente do que muitos pensam, a vistoria veicular de transferência é sim obrigatória e garante que o seu veículo está de acordo com as suas especificações de fabricação. O laudo da vistoria de transferência também ajuda a controlar o número de veículos que não estão em condições de circular pelas ruas do território nacional.

A venda ou transferência do seu veículo ficará muito mais segura com a documentação comprovando as boas condições de uso do automóvel. E não se preocupe: em alguns locais, o processo todo pode ser feito em cerca de 30 minutos (o tempo sempre irá depender da quantidade de irregularidades do seu carro, moto ou outro automóvel).

Não perca tempo e agende agora mesmo um horário na Visão Total – Guarulhos!

Só será possível emitir o novo documento do veículo com o nome do novo proprietário após a realização da vistoria de transferência. De acordo com a Resolução no 466/2013 do Conselho Nacional de Trânsito – o Contran:

“Art. 2o A vistoria de identificação veicular, por ocasião da transferência de propriedade ou de domicílio intermunicipal ou interestadual do proprietário do veículo, é de responsabilidade dos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal e poderá ser realizada por pessoa jurídica de direito público ou privado previamente habilitada.”

Onde fazer a vistoria veicular em Guarulhos? Quem eu devo procurar?

Como dito anteriormente, a Visão Total – Guarulhos é autorizada pelo Detran para prestar serviços de vistoria.

Para realizar a vistoria, você pode se dirigir com o veículo para a nossa unidade presencialmente, agendar o serviço através do nosso telefone – (11) 2536-7094 ou pelo WhatsApp da loja.

E falando nisso, nós da Visão Total – Vistoria Veicular somos inovadores quando se trata de serviços de vistoria de transferência!

Quando for visitar a nossa unidade em Guarulhos, ao final do processo de vistoria, você deve exigir o laudo veicular validado pelo Detran. É a emissão desse documento que garante a regularidade da situação do seu veículo, além de ser válido em outros municípios dentro do estado também.

Visão Total – Vistoria Veicular

Executamos serviços como laudo para transferência, vistoria cautelar, de transporte, vistoria para 2ª via de CRV e tratamentos químicos em numerações identificadores de chassis, motor e câmbio.

O processo de transferência do seu carro, moto ou caminhão é feito com agilidade e segurança por quem entende do assunto.

Diferenciais de fazer a sua vistoria com a Visão Total

Somos a ECV com o melhor preço da região de Guarulhos e garantimos a qualidade dos nossos serviços!

Tradição e Experiência

Com mais de 15 anos no mercado de vistorias veiculares, oferecemos muita experiência e uma equipe altamente qualificada para realização da sua vistoria.

Laudo cautelar em domicílio

O laudo cautelar pode ser efetuado diretamente em seu endereço! Somos a única rede que atende em domicílio dentro do setor. Nos preocupamos em oferecer comodidade para você poder resolver todos os problemas sem perder tempo.

Tecnologia e segurança

Utilizamos bases de dados constantemente atualizadas com milhares de novos registros, o que nos permite ter mais informações e realizar um serviço de qualidade para você. Excelência é um dos pilares que nos move.

Multas e documentação do automóvel – o que é conferido?

Engana-se quem acha que serão consultadas apenas as multas ou dívidas atrasadas em relação ao carro. No processo de vistoria veicular será feita a verificação da documentação do veículo e de todo o histórico de roubo, furto, leilão e sinistro.

Qualquer regularidade ou pendência envolvendo o veículo sendo vistoriado pode ser um item que virá a inviabilizar a sua venda. Ter o laudo comprovando a situação é uma das melhores formas de garantir a venda do seu automóvel, já que quem procura um veículo dá preferência para aqueles que possuem o menor número de alterações ou pendências possível.

Quais são os tipos de vistoria veicular? Em qual caso eu me encaixo?

É importante deixar claro que não existe apenas a vistoria de transferência. Ela é apenas uma das categorias que existem. Dependendo do contexto em que o se encontra, há a necessidade de se realizar tipos diferentes de vistoria envolvendo o seu automóvel. Veja qual desses tipos se encaixa melhor no seu caso.

Vistoria veicular em trânsito

Em situações onde o seu veículo se encontra fora da área de jurisdição do órgão responsável pela vistoria, será necessário procurar o Guia de Arrecadação Estadual (GARE) e levar o seu automóvel até o pátio do Detran. É preciso pagar uma taxa e apresentar para eles uma cópia simples do Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Vistoria cautelar

Se o veículo foi posto à venda, ele deve passar por uma avalição que irá checar e assegurar que está tudo bem com: o estado atual do automóvel, a originalidade dos chassis e dos documentos. Além disso, a vistoria cautelar também serve para checar dados de vistorias anteriores, problemas menores e danos à estrutura.

A vistoria cautelar deve ser feita independentemente de quem seja o responsável por colocar o carro à venda.

Vistoria de transferência

Esse tipo de vistoria é executada quando existe a intenção de transferência da propriedade do veículo em razão de venda ou por qualquer motivo, ou até mesmo quando há alguma alteração na documentação original em decorrência de mudança de estado/alterações no veículo (a vistoria de transferência também pode se encaixar em outros casos mais específicos que são menos comuns).

Iremos nos aprofundar mais na vistoria de transferência ao longo deste artigo.

Vistoria prévia

É necessária no momento de contratação de algum seguro veicular. Ela serve para alinhar e definir como estão as condições atuais do carro, garantindo a regularidade do veículo de acordo com as normas pré-estabelecidas.

Com a vistoria prévia, a sua seguradora terá a confirmação a respeito da situação do seu veículo, podendo dar continuidade ao contrato. Em casos em que há a troca da empresa seguradora ou em renovações também se faz necessário a avaliação desse tipo de vistoria.

O que a vistoria irá conferir?

O nome pode assustar logo de cara, mas a vistoria de transferência é um processo relativamente simples. Primeiro será feito a vistoria dos seguintes documentos: do Certificado de Registro de Veículos (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Todas as taxas de seguro obrigatório, de licenciamento e de IPVA devem estar pagas em dia, assim como multas (quando houver) e outras dívidas envolvendo o seu veículo.

Com todos os itens anteriores estando em ordem, é iniciado o processo de vistoria, que verificará todos os equipamentos obrigatórios:

– Todos os Retrovisores e espelhos;

– Os cintos de segurança;

– O extintor de incêndio;

– O velocímetro;

– A buzina;

– O triângulo e a chave de roda;

– O quebra-sol.

Todos os itens anteriores devem estar funcionando e em ótimas condições de manutenção. Há casos específicos que podem causar a reprovação, como: existência de números de chassi e motor raspados ou irregulares ou a presença de alterações na estrutura física do veículo – pneus maiores do que o normal, modificações feitas na suspensão, luzes e lanternas alteradas de forma amadora e afins, janelas cobertas ou com película fumê instaladas de maneira errada.

Quais documentos eu preciso levar no dia da vistoria? Alguém pode me representar?

Os seguintes documentos devem ser apresentados na hora de realizar a vistoria de transferência:

– Habilitação do condutor (CNH);

– Documentos de identidade do proprietário;

– Certificado de Registro do Veículo (CRV);

– Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);

– Dados da seguradora, do corretor e documentos da contratação do seguro (em casos de vistoria prévia).

O dono do automóvel não necessariamente precisa ser o responsável por fazer a vistoria, já que é permitido que qualquer pessoa habilitada e que esteja com os documentos citados acima faça o procedimento. Com tudo pronto, o processo de transferência deve ter fim em aproximadamente 30 dias.

Como posso fazer o agendamento?

Você pode agendar a sua vistoria conosco através do nosso telefone, Whatsapp ou indo pessoalmente marcar uma data.

Somos referência quando o assunto é atendimento. Nossos clientes possuem a opção de agendar uma vistoria em domicílio (no caso de vistoria cautelar) na data que for mais cômoda, evitando imprevistos e economizando tempo.

Visão Total – vistoria veicular para transferência, atendimento ágil e confiável com o menor preço da região

Você pode contratar os serviços de vistoria e laudo de transferência veicular da Visão Total por um valor a partir de R$ 99,90.

Nosso horário de atendimento é das 8h às 18h de Segunda a Sexta e das 8h até as 14h nos Sábados. Entre em contato conosco através do nosso telefone:

+55 11 2536-7094

Agende pelo WhatsApp

Clique aqui e veja no mapa como chegar na Visão Total – Vistoria Veicular

O que é o laudo veicular e que informações o documento possui?

O laudo veicular é emitido após a confirmação de que todos os itens estão em ordem e ele confirma o estado do veículo. Com o laudo em mãos, se comprova a veracidade de todas as informações presentes no documento do automóvel, do condutor e dos números do veículo. O laudo veicular dirá se o seu veículo está de acordo com o registro no Detran e se as condições dele para uso ainda estão boas.

Em processos de vistoria cautelar (para venda), será avaliado e documentado no laudo de vistoria o número de acidentes no qual o carro se envolveu e se houveram alterações em suas peças originais. Todo o histórico do veículo será resgatado e documentado, isso inclui roubos, furtos, leilões, bloqueios judiciais e mais.

Já para a transferência, o laudo é mais simples. Nele consta todas as informações coletadas durante a vistoria, assim como as informações sobre os itens obrigatórios e as suas condições. Em caso de todos estarem em boas condições e de acordo com as normas, o veículo será aprovado para venda ou transferência.

Alterações no veículo não necessariamente são garantia de que ele será reprovado. O laudo veicular permite pequenas alterações que não comprometam a estrutura original do veículo. Alterações que estão fora dos itens descritos anteriormente no texto criam apenas pequenas observações no laudo.

Se o seu veículo foi reprovado, você receberá uma lista com todos os motivos causadores da reprovação e que necessitam de atenção para que a finalização do processo de transferência ocorra.

No laudo de transferência será documentado através de fotos os seguintes itens: número do chassi, marcação do hodômetro e número do motor. Essa é uma medida nova que foi adotada pelo Departamento Nacional de Trânsito em 2015 e garante uma segurança maior na comprovação dos dados.

A procedência do veículo pode ser conferida através dos dados presentes no laudo de vistoria de transferência. Assim, você pode ter a certeza de que o seminovo que você está adquirindo não é de procedência duvidosa (furto ou fraude).

O Detran faz a fiscalização de todos os automóveis que circulam pelo país através de procedimentos como os de vistoria. Todos os veículos que passam na vistoria recebem uma identificação em forma de adesivo, que pode ser colado no vidro frontal do carro.

O laudo de vistoria em Guarulhos vale para São Paulo? Sim!

Apesar do laudo gerado na vistoria de transferência ser válido em outros municípios, ele não é válido em outros estados além da onde ele foi feito. A vistoria veicular feita em nossa unidade de Guarulhos é válida dentro de todo o estado de São Paulo.

Validade do laudo de vistoria de transferência

O documento gerado através desse processo possui um tempo de validade para poder ser usado: de 30 até 60 dias, de acordo com o Detran.

Quer saber como funciona a vistoria cautelar? Leia o nosso artigo sobre!

Diferença entre vistoria e inspeção

Muitos confundem os dois processos e acabam errando na hora de fazer a venda do seu automóvel (seja ele qual for). Mas não se engane, vistoria e inspeção veicular são coisas distintas (ambas são benéficas, no entanto).

O que diferencia a inspeção veicular da vistoria veicular é a forma como a avaliação do automóvel é feita. A vistoria é puramente visual: um profissional irá conferir os itens obrigatórios sem testá-los ou calibrá-los. A verificação de pendências antigas, dos documentos e também do histórico veicular será feita no processo.

O objetivo da inspeção veicular é avaliar as condições do carro de forma mais técnica, realizando testes práticos e fazendo o uso de equipamentos que irão verificar e validar o funcionamento do veículo. A estrutura, condições dos documentos, funcionamento do motor, números de chassi, estado dos vidros e faróis, quilometragem rodada e outros itens mais serão checados. Quem define as normas da avaliação é o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Na inspeção, quem conduz o teste é um profissional com registro no Conselho Regional de Engenharia (CREA) munido dos equipamentos de medição calibrados corretamente. Normalmente, o processo e o laudo gerado serão mais detalhados.

Outra grande diferença é: apenas veículos de transporte internacional são obrigados a fazer a inspeção veicular. Em casos de alteração na estrutura do carro (motor, suspensão, combustível e outras partes essenciais), pode acontecer de ser obrigatório a realização de uma inspeção veicular.

Viu como é fácil fazer a sua vistoria veicular? O processo, apesar de parecer demorado e burocrático, facilitará a transferência/venda de seu veículo e dá uma segurança maior para todos os envolvidos na transação: para quem está vendendo, para o intermediário (como uma revendedora) e para quem está comprando.

A vistoria de transferência, mesmo sendo obrigatória, só traz benefícios para todas as partes envolvidas e evita quaisquer dores de cabeça.

O processo de vistoria impede fraudes, ok. Mas, que tipo de fraudes?

Transferir o carro de forma segura é de maior interesse do comprador, pois ele estará investindo o seu dinheiro na transação e não quer correr o risco de cair em possíveis fraudes ou golpes. Um dos exemplos mais comuns é o de clonagem.

Clonagem do veículo

Esse tipo de golpe ocorre quando existe um veículo roubado e tanto o chassi quanto a identificação desse automóvel são modificados para ele poder ter a documentação formalizada. Na maioria dos casos, a placa é duplicada de acordo com algum outro veículo de mesmo modelo e características parecidas.

É comum casos em que, através desse método, muitos vendedores acabam vendendo carros que são fruto de crimes por um valor muito mais abaixo que o de mercado.

Nesse tipo de crime, a adulteração dos números e letras do chassi são feitas através da modificação dos caracteres em outros que são parecidos.

E aí, descobriu que precisa fazer a vistoria? Já tem ideia de onde ou quando fazer? Não perca tempo e agende agora um horário conosco!

Visão Total – Vistoria veicular

contato@vistoriaguarulhos.com.br

– Laudo para Transferência;

– Vistoria Cautelar;

– Vistoria Veicular para avaliação de venda;

– Vistoria para 2ª Via de CRV;

– Revitalização de numeração de chassis e motor.